O que é uma Moeda Social Digital?

É uma ferramenta de “dinheiro no celular“ para a telefonia móvel, criada para levar o sistema financeiro a quem tenha um aparelho com linha celular ativa. Por isso é chamada de digital. Para quem não tem o aparelho, mas possui um número de telefone, pode solicitar um cartão. Em outras palavras, é um meio de pagamento, onde você pode comprar no comercio local e fazer outras transações financeiras (fazer transferência, pagar boletos, colocar carga celular, etc.) É chamada de Moeda Social por três motivos: a) Serve unicamente para a compra e venda de produtos e não pode ser guardada em bancos comercias para especulação financeira (render juros). b) é de propriedade comunitária. Toda Moeda Social Digital é gerenciada por um Banco Comunitário cujos proprietários são todos os moradores do bairro/município. c) Os excedentes gerados pelo uso da moeda (taxas cobradas no comércio) são reinvestido no próprio bairro/município em forma de crédito produtivo ou outros serviços.

O que é a Moeda Social Digital Mumbuca

É a Moeda Social Digital utilizada em Maricá-RJ, gerenciada pelo Banco Popular Comunitário de Maricá-Banco Mumbuca. A Moeda Digital Mumbuca funciona através da Plataforma e-dinheiro, que é utilizada por toda a Rede Brasileira de Bancos Comunitários.

Para eu usar a Moeda Social Digital Mumbuca, eu preciso abrir uma conta no Banco Mumbuca?

Sim. Você se dirige ao Banco Mumbuca e abre uma Conta Digital Mumbuca. É tudo feito através do celular, baixando um aplicativo (e-dinheiro), gratuitamente. Além do celular, o usuário pode também solicitar um cartão para fazer compras.

Qualquer morador de Maricá pode ter uma conta no Banco Mumbuca?

Sim. Qualquer morador de Maricá pode abrir uma conta no Banco Mumbuca e fazer compras no comercio local usando celular ou o cartão, além de todos outro serviços oferecidos na plataforma e-dinheiro.

Essa Moeda Social Digital é a mesma coisa do Cartão Mumbuca do Programa Social da Prefeitura?

O Cartão Mumbuca do Programa Social da Prefeitura não é uma Moeda Social Digital, é uma Moeda Social Eletrônica. A diferença é que com a Moeda Social Digital pode-se ter outras funcionalidades como ver extrato, saldo , educação financeira. Isso é possível por conta do uso do celular. Os beneficiários do Bolsa Mumbuca receberão um novo cartão já com o dispositivo da Moeda Social Digital.

Quem não for beneficiário do Programa da Prefeitura e abrir uma conta no Banco Mumbucaa, recebe o mesmo cartão dos beneficiários?

Não. São duas contas diferentes. Quem é beneficiário do Programa Bolsa Mumbuca, abre uma conta benefício e recebe o cartão beneficio. Quem não é beneficiário do Programa da Prefeitura, abre uma conta corrente (pre-paga) e recebe uma cartão diferente. ATENÇÃO: Quem abriu uma conta benefício, pode solicitar também uma conta corrente pre- paga.

Qual a diferença entre a conta benefício e conta corrente (pré paga)?

Serviços disponíveis na Moeda Social Digital Mumbuca (plataforma e-dinheiro) Serviços disponíveis para a Conta Benefício Serviços disponíveis para a conta corrente (pre paga)
Compras no comércio local
Controle dos gastos
Extratos da conta
Saldo da conta
Transferências entre contas
Pagamento de boletos e faturas
Cobranças
Recarga de celular
Pequenos empréstimos
Depósitos

Conta Benefício

A Conta Benefício Digital é especifica para quem for beneficiário do Programa Social Renda Mínima ou Renda Básica da cidadania da Prefeitura de Marica-RJ, conhecido popularmente como Cartão Mumbuca. Todos os Beneficiários do Cartão Mumbuca devem abrir uma Conta Beneficio Digital no Banco Mumbuca, no mesmo dia e local onde está sendo feito a atualização cadastral do Cartão Mumbuca (na Casa Digital). A partir de fevereiro, alguns beneficiários do Cartão Mumbuca já receberão através da conta Beneficio Digital. O Banco Mumbuca irá distribuir para os beneficiários que forem se recadastrando, seu novo Cartão Mumbuca com o qual irá fazer as compras no comércio local. Com a Conta Benefício você poderá comprar no comercio local, ver saldo, extrato e educação financeira (acompanhar seus gastos diários por itens de despesa).

ATENÇÃO:

  1. Até que o novo cartão seja entregue, o atual Cartão Mumbuca terá validade.
  2. Quem abrir sua Conta Benefício no Banco Mumbuca , poderá solicitar uma conta corrente pre paga com vários outros serviços.

Veja abaixo o que oferece cada conta:

Serviços disponíveis na Moeda Social Digital Mumbuca (plataforma e-dinheiro) Serviços disponíveis para a Conta Benefício
Compras no comércio local
Controle dos gastos
Extratos da conta
Saldo da conta
Transferências entre contas
Pagamento de boletos e faturas
Cobranças
Recarga de celular
Pequenos empréstimos
Depósitos

Conta Corrente Digital (pre paga)

A Conta Corrente Digital Mumbuca pre paga pode ser aberta nas agências do Banco Comunitário Popular de Marica-Banco Mumbuca, por qualquer morador de Marica-RJ, que passará a ter todos os benefícios oferecidos pela plataforma e-dinheiro.

Mas, quem desejar pode abrir diretamente sua Conta Digital Mumbuca baixando o aplicativo E-DINHEIRO na Play Store, Apple Store, via site www.edinheiro.net.br

Veja os serviços para quem usa a Conta Corrente Digital Mumbuca:

  1. Acesso a serviços financeiros, mesmo sem conta bancária ou cartão de crédito ou débito, tais como saldo, extrato, resgate, depósito, pagamentos e transferências
  2. Segurança
  3. Praticidade
  4. Controle de gastos próprios e de seus familiares
  5. Economia em serviços bancários

LISTA DE CARTÕES

MOEDA SOCIAL MUMBUCA

A Conta Corrente Digital Mumbuca pre paga pode ser aberta nas agências do Banco Comunitário Popular de Marica-Banco Mumbuca, por qualquer morador de Marica-RJ, que passará a ter todos os benefícios oferecidos pela plataforma e-dinheiro. Mas, quem desejar pode abrir diretamente sua Conta Digital Mumbuca baixando o aplicativo E-DINHEIRO na Play Store, Apple Store, via site www.edinheiro.net.br Veja os serviços para quem usa a Conta Corrente Digital Mumbuca:

QUAIS SÃO AS VANTAGENS PARA OS USUÁRIOS - PESSSOA FÍSICA?

  1. Acesso a serviços financeiros, mesmo sem conta bancária ou cartão de crédito ou débito, tais como saldo, extrato, resgate, depósito, pagamentos e transferências
  2. Segurança
  3. Praticidade
  4. Controle de gastos próprios e de seus familiares
  5. Economia em serviços bancários

QUAIS SÃO AS VANTAGENS PARA A PESSSOA JURÍDICA?

  1. Segurança
  2. Praticidade
  3. Controle de fluxo financeiro de ponta-a- ponta
  4. Diminuição da circulação de moeda em espécie
  5. Menor custo em relação às outras alternativas de recebimento (cartão de crédito e débito)
  6. Repasse antecipado do recurso para o estabelecimento
  7. Aumento da clientela

VANTAGENS PARA PREFEITURAS E GOVERNOS

  1. Pagamento de benefícios sociais via celular
  2. Sistema de gestão e folha de pagamentos utilizando a base de dados do Cadastro Único do governo federal
  3. Inclusão financeira da população carente
  4. População carente, antes excluída do sistema bancário, vai poder utilizar serviços financeiros, tais como transferências ou pagamentos online
  5. Pagamento de benefícios tais como vale transporte ou bônus
  6. Manutenção da riqueza no Município ou Estado